domingo, 5 de junho de 2011

A mordomia da influência (2ª Coríntios 2.13-17; 3.1-6)

Silas de Oliveira 

Na linguagem popular do nosso país, a palavra mordomia tem um sentido pejorativo, significando uma pessoa folgada ou coisa parecida. Entretanto, no contexto bíblico, a raiz da palavra tem um significado muito mais profundo que podemos imaginar. Mordomia tem o sentido de administração, ou seja, o mordomo era aquele que administrava os negócios de seu senhor. Biblicamente falando, são diversos os tipos de mordomias que necessitamos administrar em nossa caminhada cristã, mas cabe aqui uma referência particular à mordomia da influência, tão presente em nosso dia a dia. Como ser social, exercemos e recebemos as mais diversas influências, sejam elas boas ou ruins.

De acordo com o texto acima, o apóstolo estava sendo acusado de buscar glória própria, pois um grupo de pessoas da igreja de Corinto se considerava mais espiritual que os demais. Enfatiza que “vós sois a nossa carta...conhecida e lida por todos os homens” ( 2 ). Analisemos com cuidado por onde passa nossa mordomia da influência: 

1) LAR – É no lar que vivemos nossa vida mais real. Nele somos transparentes e revelamos aspectos da nossa identidade que geralmente são ocultos à maioria das pessoas. Muitas vezes a vida de um indivíduo dentro do lar está em total conflito com a que vive fora dele, esquecendo-se completamente que é “Carta de Cristo” 
2) NEGÓCIOS – Costuma-se dizer: “Negócio é negócio; religião à parte”. Esta afirmação contradiz-se totalmente com  a  orientação  bíblica de que tudo pertence a Deus. O verdadeiro cristão tem como Companheiro Maior em seus negócios a pessoa de Jesus Cristo. Como patrões e empregados não podemos nos esquecer de que somos “Carta de Cristo”. 
3) IGREJA – No dia a dia da Igreja temos a enorme oportunidade de influenciar uns aos outros através do grande amor de Deus. Nossas atitudes, gestos e ações são instrumentos da proclamação da graça divina. Pais e filhos, esposas e esposos, irmãos e irmãs têm a rica oportunidade de revelarem a verdadeira influência procedente do Espírito Santo, pois somos “Carta de Cristo”.
4) SOCIEDADE – Esta é a área mais ampla da influência humana. Não podemos e não conseguimos nos isolar. Somos o fermento de Deus no mundo (massa), para a total transformação do ser humano. O nosso testemunho na sociedade fala muito mais alto que uma multidão de palavras proferidas dia após dia, afinal, somos “carta lida por todos os homens”.

Lembremos que a nossa vida neste mundo é limitada. Quando recebemos uma carta, a primeira coisa que fazemos é abrir rapidamente o envelope para ler e conhecer o seu conteúdo. Assim é a vida do cristão no mundo. Todos nos lêem, sejam as nossas influências boas ou ruins. Somos luz do mundo e sal da terra. Que possamos ser a verdadeira carta de Cristo, conhecida e lida por todas as pessoas que o Senhor colocar em nosso caminho. 


O Rev. Silas de Oliveira é pastor da 1ª IPI de Limeira - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário